top of page
Foto do escritorClandestino

1.000 mísseis iranianos prontos para potencial ataque israelense, diz mídia dos EUA

Na quinta-feira, um jornal norte-americano publicou uma reportagem afirmando que, embora Teerã não busque entrar em um conflito armado, o país estaria pronto para agir militarmente se necessário. Segundo o New York Times, o Líder Supremo do Irã, Aiatolá Seyyed Ali Khamenei, ordenou que as forças armadas iranianas elaborassem planos para uma resposta imediata a qualquer eventual ataque israelense. Este relato está em linha com a Agência de Notícias Tasnim do Irã, que já havia relatado que o Irã possui "10 cenários" de resposta para uma possível ofensiva israelense.


As opções de retaliação incluem o lançamento de até 1.000 mísseis balísticos, o aumento de ataques de grupos apoiados pelo Irã na região e a possibilidade de interromper o fluxo de energia e transporte globais pelo Golfo Pérsico e pelo Estreito de Ormuz, conforme a matéria do NYT.


O jornal ainda sugere que Teerã poderia evitar retaliações caso o ataque israelense fosse restrito a algumas instalações militares, porém autoridades iranianas têm enfatizado que qualquer ofensiva de Israel receberá uma resposta contundente.


Em 1º de outubro, o Irã lançou cerca de 200 mísseis balísticos contra bases israelenses nos territórios ocupados, em uma operação chamada Verdadeira Promessa II, em retaliação a ataques contra Ismail Haniyeh, do Hamas, e Sayyad Hassan Nasrallah, do Hezbollah. Relatórios indicam que 90% dos mísseis atingiram os alvos, e, após o ataque, Israel impôs rigorosa censura, detendo jornalistas que tentaram reportar a extensão dos danos causados pela ofensiva iraniana.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page