top of page

80 anos da libertação de Auschwitz: Um lamento contra a repetição da história

No dia 27 de janeiro, celebramos o 80º aniversário da libertação do Centro de Extermínio de Auschwitz-Birkenau, um local que não foi apenas um campo de concentração, como frequentemente mencionado, mas um símbolo de terror estabelecido na primavera de 1940 e libertado pelo Exército Vermelho.


Mais de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas em Auschwitz, incluindo quase um milhão de judeus. Aqueles que não foram enviados diretamente para as câmaras de gás foram condenados a trabalhos forçados em condições desumanas.



Livre da loucura nazista e hitlerista, este campo hoje acolhe um Hitler moderno chamado Netanyahu que, auxiliado por seu Kapo americano, está seguindo os passos de seu ancião austríaco em Gaza-Birkenau.


Neste inverno polonês, estou convencido de que é possível ouvir os gritos e lágrimas de desaprovação dos fantasmas das vítimas deportadas misturados às lágrimas e queixas do vento das frias terras polonesas expressando sua reprovação contra a presença daquele cujo nome deveria ser calado.


Vida que segue...

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page