top of page
Foto do escritorClandestino

A série "Senna" no Netflix vale a pena ser assistida?



Lembro-me de quando era criança, brincando no quintal da casa dos meus avós. De repente, um tumulto tomou conta da sala, e a atmosfera mudou tão rapidamente que parecia quase irreal. Eu era pequeno demais para compreender o significado da morte, mas percebi que nunca mais assistiria às corridas de Ayrton Senna.


Quem poderia imaginar que, trinta anos após aquele fatídico dia, ainda estaríamos falando dele como um herói? Grandioso como um Ulisses, ou um Aquiles de nossos tempos, Senna transcendeu sua época e tornou-se uma figura mitológica. Curiosamente, eu nunca soube muito sobre suas conquistas em detalhes.



Ontem, resolvi assistir à série Senna, lançada pela Netflix em homenagem a esse que é, sem dúvida, um dos maiores ícones da cultura popular brasileira. Convidei meu irmão, tão apaixonado por automobilismo quanto eu sou por história, para assistir comigo. Antes de começarmos, ele fez questão de me dar uma verdadeira aula sobre o piloto: contou sobre as vitórias, as derrotas e as injustiças que marcaram sua carreira. Confesso, ele sabe do que fala.


Embora já tivesse lido algumas críticas sobre a série, decidi dar uma chance sem grandes expectativas. E, apesar de pequenos problemas técnicos, como a dublagem — que meu irmão insistiu em manter —, a produção me surpreendeu positivamente. Assistimos a todos os episódios em uma única madrugada, tamanha a empolgação. Quando finalmente me deitei às 5h15 da manhã, ainda tomado pela adrenalina, fiquei acordado por mais alguns minutos, absorvendo tudo o que tinha visto.


Nunca compreendi muito bem quem foi Ayrton Senna. Não sabia detalhes de suas grandes conquistas ou de sua vida pessoal. No entanto, após assistir à série, entendi por que ele despertava tanto amor e admiração nacional. Apesar disso, minha admiração por Senna não é recente; sempre tive grande respeito pelo trabalho do Instituto Ayrton Senna, uma iniciativa que reflete os valores de solidariedade e compromisso social que ele tanto defendia.



Sobre as críticas que li ou ouvi, acredito que muitos não reconheceram o verdadeiro mérito da série e da figura de Senna. Não se trata apenas de seus três títulos mundiais, de seus recordes nas pistas — alguns imbatíveis até hoje. O que realmente merece louvor é o homem coletivo que ele foi, o legado moral e humanista que ele deixou e que ainda hoje é perpetuado pelo Instituto Ayrton Senna.


Para esses críticos, só posso lamentar que enxerguem o esporte e o esportista de forma tão superficial. O maior legado de Ayrton Senna não está apenas nas pistas, mas na sua capacidade de inspirar, transformar e deixar um exemplo de humanidade que transcende gerações. Portanto, sim, vale à pena assistir Senna, não uma, mas algumas vezes e, de preferência, no idioma original!

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page