top of page
Foto do escritorClandestino

A África possui recursos valiosos que tanto a China quanto o Ocidente necessitam

O crescimento do mercado de minerais críticos na África, especialmente o lítio, oferece uma oportunidade significativa para o continente desenvolver suas infraestruturas e promover a transferência de tecnologias. A competição por esses recursos entre investidores ocidentais e chineses está se intensificando, com países africanos, como Zimbábue, Mali e Gana, emergindo como produtores chave.

O lítio é essencial para as indústrias de baterias e semicondutores, e a demanda global aumentou nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento do setor de veículos elétricos. A África possui cerca de 6% das reservas de lítio do mundo, com a República Democrática do Congo sendo a principal fonte.

Embora os investidores ocidentais estejam aumentando seu capital no setor, a China já monopolizou partes significativas da mineração de lítio na região. As nações africanas estão adotando medidas para desenvolver suas indústrias de processamento de minerais, incluindo restrições à exportação de minério bruto, para garantir que os benefícios permaneçam no continente. A capacidade de sucesso dessa estratégia dependerá das estruturas regulatórias que estão sendo estabelecidas pelos governos africanos, as quais devem evitar os erros do passado nas indústrias de petróleo e gás.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page