top of page
Foto do escritorClandestino

Polícia Alemã Prende Oito Extremistas de Direita com Planos de Golpe nazista e “Limpeza Étnica”

Nesta terça-feira (05/11), a polícia alemã prendeu oito suspeitos de integrar um grupo de extrema direita conhecido como "Separatistas Saxônicos," que realizava treinamentos paramilitares visando tomar o poder no leste da Alemanha e promover uma "limpeza étnica." Os suspeitos, com idades entre 21 e 25 anos, são todos de nacionalidade alemã.



Conforme o Ministério Público alemão, o grupo é composto por cerca de 15 a 20 indivíduos que aderem à ideologia nazista. Desde 2020, eles vinham se preparando para um possível colapso do governo, que, segundo suas crenças, permitiria uma tomada violenta do poder. Os membros planejavam expulsar "grupos indesejados" para estabelecer uma nova ordem inspirada em ideias nazistas.


Entre os detidos estão quatro membros fundadores, identificados como Joerg S., Joern S., Karl K. e Norman T. Sete prisões ocorreram nas cidades de Leipzig, Dresden e Meissen, enquanto outro suspeito foi preso em Zgorzelec, na Polônia, na fronteira com a Alemanha. Além disso, cerca de 20 propriedades na Alemanha e na Áustria foram alvo de buscas das autoridades.


A revista Der Spiegel revelou que um dos suspeitos, Kurt H., faz parte da ala jovem do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD). Ele teria resistido à prisão com uma arma e foi ferido na mandíbula durante o confronto. Outros dois suspeitos também teriam ligações com a ala jovem da AfD, um partido que ganhou força especialmente no leste alemão com uma pauta anti-imigração e significativa popularidade entre os jovens.


Os membros do grupo, ativo em plataformas virtuais, realizavam treinamentos paramilitares, incluindo táticas de combate urbano e manejo de armas. As autoridades relataram que os extremistas possuíam uniformes camuflados, capacetes, máscaras de gás e coletes à prova de balas, preparando-se para um "Dia X," inspirado nas teorias do extremista americano James Nolan Mason, que prega um colapso governamental que abriria caminho para a ação violenta.


A operação que desmantelou o grupo contou com mais de 450 agentes de segurança e envolveu o serviço de inteligência alemão. Nos últimos anos, as autoridades alemãs desarticularam várias células de extrema direita, incluindo o movimento "Cidadãos do Reich," que não reconhece a legitimidade do governo alemão atual. Segundo o último relatório dos serviços de inteligência, o número de extremistas de direita potencialmente violentos no país subiu para 14,5 mil.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page