top of page
Foto do escritorClandestino

"Arrogância Global" o rugido do Irã contra o imperialismo ocidental

A tomada da embaixada dos EUA em 1979 marcou uma transformação radical na narrativa do Irã, simbolizando a rejeição da intromissão americana em seus assuntos internos. Os iranianos, determinados a se libertar da influência externa, reafirmam anualmente sua luta por autonomia nas ruas, especialmente no dia 13 de Aban. Este ano, milhares participaram dos protestos, destacando que a resistência contra a "Arrogância Global" continua.


Um jovem universitário, participando pela primeira vez, expressou sua nova compreensão sobre a necessidade de combater a hegemonia dos EUA, especialmente após os conflitos recentes em Gaza e Líbano. Enquanto os EUA associam 1979 ao início das hostilidades com o Irã, muitos ignoram a longa história de intervenção, que começou com o golpe de 1953 que derrubou o primeiro-ministro democraticamente eleito, Mohammad Mosaddegh.


Quase meio século após a Revolução Islâmica, os EUA continuam a tentar influenciar o Irã mediante sanções e ações subversivas. O comandante do IRGC, Hossein Salami, afirmou que a era do imperialismo americano está chegando ao fim, e a resistência do Irã e seus aliados está preparada para responder a qualquer provocação, reiterando que as ações agressivas contra muçulmanos não garantirão a sobrevivência política dos EUA e de Israel.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page