top of page
Foto do escritorClandestino

As forças de segurança do Iraque eliminaram o líder do Estado Islâmico no país, junto com outros oito comandantes de alto escalão da organização

Nesta terça-feira, o gabinete do primeiro-ministro iraquiano, Muhamad Shia al-Sudani, anunciou que as forças de segurança conseguiram neutralizar o autoproclamado governador do Iraque, Yasim al-Mazroui Abu Abdul Qader, e outros importantes líderes do Daesh.


Al-Sudani elogiou a operação, chamando-a de "heróica" e ressaltando o sucesso das forças antiterroristas do Serviço de Segurança Nacional e da unidade de Contra-Terrorismo, que contaram com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. A operação teve como alvo esconderijos do Daesh nas montanhas Hamrin, localizadas na província de Salah al-Din, região central do país.


O primeiro-ministro reafirmou o compromisso do governo iraquiano em apoiar todas as forças de segurança e garantiu que o país não será um refúgio para terroristas. "Vamos caçá-los até nos esconderijos mais remotos e eliminá-los, até que a terra do Iraque esteja completamente livre dessas forças malignas", escreveu ele em sua conta no X.


O Comando de Operações Conjuntas do Iraque informou que a ação foi realizada com suporte técnico e inteligência fornecida pela coalizão internacional, resultando na apreensão de grandes quantidades de armas e munições, além de outros equipamentos militares.


Embora o Iraque tenha declarado o fim da guerra contra o Daesh em 2017, remanescentes do grupo extremista continuam ativos no país, operando através de células adormecidas que ainda realizam ataques em território iraquiano.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page