top of page
Foto do escritorClandestino

Brasil e China consolidam parceria estratégica para os próximos 50 anos

O presidente da China, Xi Jinping, foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada, em Brasília. A visita faz parte das comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, um marco importante nas relações bilaterais.


A presença de Xi no Brasil reflete o esforço do governo Lula em fortalecer e ampliar as trocas comerciais com a China, com foco em produtos brasileiros de maior valor agregado, visando melhorar a balança comercial do país.


De janeiro a outubro deste ano, o comércio entre os dois países alcançou a marca de 136 bilhões de dólares, com 53 bilhões em importações de produtos chineses e 83 bilhões de exportações de produtos brasileiros à China. A China continua sendo o maior parceiro comercial do Brasil.


Durante a visita, os presidentes Xi Jinping e Lula assinaram acordos nas áreas de investimento e desenvolvimento. Em seguida, ao lado de Xi, Lula fez uma declaração à imprensa, destacando a importância da parceria nos últimos 50 anos e sua intenção de expandir a cooperação em áreas estratégicas como saúde, agronegócio e inteligência artificial.


Lula afirmou: "Eu e o presidente Xi decidimos elevar nossa parceria estratégica a um nível ainda mais alto, com o objetivo de construir uma comunidade de futuro compartilhado por um mundo mais justo e sustentável. Estamos comprometidos em fortalecer nossa cooperação nos próximos 50 anos, com foco em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial".

Ele também mencionou a integração das estratégias de desenvolvimento do Brasil com a Iniciativa Cinturão e Rota, uma das principais propostas da China para conectar países por meio de investimentos em infraestrutura.


Xi Jinping, por sua vez, afirmou que as relações entre os dois países estão em seu melhor momento e destacou os acordos firmados como fundamentais para beneficiar as populações de ambos os países.


"A elevação das relações bilaterais à comunidade de futuro compartilhado China-Brasil reflete nossa determinação em aproveitar as mudanças no cenário internacional, promovendo um mundo mais justo e sustentável", disse o presidente chinês.

Xi também expressou confiança de que as relações entre China e Brasil continuarão a crescer, estabelecendo exemplos de união e fortalecimento para os países do Sul Global. O presidente chinês chegou a Brasília após participar da Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de outubro.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page