top of page
Foto do escritorClandestino

Netanyahu se esconde em bunker por medo de ataque do Hezbollah

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está operando de um bunker sob seu gabinete, após sua residência ter sido alvo de um ataque de drone do grupo Hezbollah. De acordo com fontes da imprensa israelense, Netanyahu está trabalhando em uma sala fortificada localizada no subsolo de seu escritório, por orientação de autoridades de segurança, que têm intensificado as precauções contra ameaças de drones.


Segundo o Canal 12 de Israel, o primeiro-ministro passa grande parte de seu tempo neste espaço protegido e foi aconselhado a evitar permanecer em locais de acesso previsível. A medida foi adotada depois que, em outubro, um drone do Hezbollah explodiu nas proximidades de sua casa em Cesareia, danificando janelas e causando estragos, embora Netanyahu não estivesse presente no momento do incidente.


O jornal The Times of Israel informou que, por conta do protocolo de segurança atualizado, Netanyahu explicou a situação a visitantes que o encontraram no bunker. Como parte das novas diretrizes, reuniões importantes têm sido realizadas em locais alternativos, e o casamento do filho do primeiro-ministro foi adiado para uma data futura.


Fontes jurídicas indicam que, devido a essas circunstâncias, os advogados de Netanyahu podem solicitar o adiamento de suas próximas audiências no tribunal de Al-Quds (Jerusalém), onde ele deve testemunhar em casos de corrupção. O tribunal, no entanto, não possui uma sala fortificada, o que complica a presença do primeiro-ministro.


O aumento das tensões com o Hezbollah intensificou-se desde que Israel iniciou uma campanha de ataques aéreos no sul e leste do Líbano, inclusive em Beirute, em setembro. O último relatório do Ministério da Saúde do Líbano aponta que os confrontos deixaram 3.189 mortos e 14.078 feridos no país.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page