top of page

Os ciganos árabes: os Doms do Líbano

Os Doms são um povo indo-ariano que vive no Oriente Médio (Líbano, Síria) e na Turquia. Eles representam o ramo oriental dos Roma europeus, sendo irmãos dos Loms do Cáucaso. Às vezes, também são chamados de "Dummi" (ar. دومي), "Nawar", "Kurbat" ou "Zott".


A comunidade Dom enfrenta uma situação de discriminação e exclusão entre as mais severas do Líbano. Mais de 30% dos Doms vivem abaixo da linha da pobreza (menos de US$ 1 por dia), enquanto, em comparação, apenas 9% dos refugiados palestinos no Líbano estão abaixo desse mesmo limite.


75% das famílias domésticas ganham menos de 500.000 libras libanesas (menos de 334 dólares), enquanto apenas 18,7% das famílias libanesas se encontram nesta situação. Pela primeira vez, um relatório da Terre des Hommes (TDH) e da associação libanesa Insan analisa essa comunidade composta por 3 a 5 mil pessoas no Líbano.


O estudo TDH-Insan focou particularmente nas crianças, que estão expostas à violência, desnutrição crônica, ao fenômeno do casamento precoce, a condições de trabalho perigosas e até a formas de exploração relacionadas à sua condição de crianças de rua.


Os poucos investigadores que se interessaram pela história dessa comunidade acreditam que se trata de uma casta de artistas itinerantes que percorreram o mundo desde o subcontinente indiano, de onde afirmam ser originários, e o Oriente Médio, entre os séculos 3 e 10. Presentes também na Síria, nos Territórios Palestinos, na Jordânia e na Turquia, são alvo da mesma rejeição social em toda parte. O termo árabe que os designa, "Nawar", traduz bem essa exclusão: em árabe, "Nawar" evoca a má higiene, uma moralidade questionável e até a loucura.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page