top of page
Foto do escritorClandestino

Colonos israelenses cercam casas palestinas no Vale do Jordão, ameaçando deslocamento forçado




Colonos israelenses instalaram arames farpados ao redor das residências em Ein el-Hilweh, no norte do Vale do Jordão, como parte de uma estratégia de apreensão de terras. Segundo Mahdi Daraghmeh, chefe do conselho da aldeia de al-Maleh, cerca de 30 colonos colocaram cercas e placas nas proximidades das casas palestinas, em um movimento que visa expandir o controle israelense sobre a região.


A ação coloca em risco o futuro de 12 famílias locais, que enfrentam a ameaça de deslocamento forçado devido aos frequentes ataques de colonos. Daraghmeh alertou sobre o risco de isolamento das comunidades palestinas no norte do Vale do Jordão, especialmente com a crescente cercagem de áreas, como a parte oeste da Rua 60, uma via colonial.


Os residentes da região leste enfrentam uma série de desafios impostos pela ocupação, incluindo demolições de residências e currais de gado, bem como notificações de demolação e interrupção de construções. Desde outubro de 2023, as forças de ocupação israelenses, junto com os colonos, realizaram mais de 16 mil ataques, afetando severamente terras e propriedades palestinas.

!
Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

!
bottom of page