top of page
Foto do escritorClandestino

COP29 começa em Baku com foco em financiamento climático e mercados de carbono

A 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) foi aberta no dia 11 de novembro em Baku, capital do Azerbaijão. Representantes de mais de 100 países se reúnem durante 12 dias para discutir estratégias de combate ao aquecimento global.


Em seu discurso de abertura, Simon Steele, secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), destacou a necessidade de um acordo para estabelecer uma nova meta de financiamento climático e para lançar os mercados internacionais de carbono. "A UNFCCC oferece a única plataforma onde podemos enfrentar a crise climática e cobrar compromissos práticos uns dos outros", afirmou Steele.


No primeiro dia do evento, Sultan bin Ahmed Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologias Avançadas dos Emirados Árabes Unidos, transferiu a presidência da COP para Mukhtar Babaev, ministro da Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão. Al Jaber apresentou os resultados da presidência anterior, incluindo a implementação do Consenso dos Emirados Árabes Unidos, uma referência para alcançar metas climáticas globais. Ele destacou também a criação de iniciativas como a Carta de Descarbonização do Petróleo e do Gás e o lançamento de um dos maiores fundos de investimento climático mundial.


A programação da COP29 inclui mais de 2.000 eventos, com destaque para uma cúpula de líderes entre os dias 12 e 13 de novembro, que contará com a presença de chefes de Estado, autoridades governamentais e diretores de organizações internacionais.


Entre os principais objetivos da conferência está a criação do Fundo de Ação para Financiamento do Clima, destinado a projetos em países em desenvolvimento e financiado por países e empresas do setor de combustíveis fósseis.


A COP29 será encerrada no dia 22 de novembro e deve atrair cerca de 80.000 participantes, incluindo representantes de empresas, sociedade civil, cientistas e especialistas.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page