top of page

A Coreia do Norte condenou, a decisão dos EUA e Japão de iniciar a coprodução do míssil ar-ar AIM-120

A Coreia do Norte condenou, nesta quarta-feira (3), a decisão dos Estados Unidos e do Japão de iniciar a coprodução do míssil ar-ar AIM-120, um projeto anunciado durante a visita do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, a Tóquio no último domingo.


Segundo um comunicado divulgado pela agência estatal KCNA, Pyongyang acusou Washington e Tóquio de intensificarem uma agenda militar ofensiva na Ásia-Pacífico, alegando que a cooperação no setor de armamentos visa minar a segurança dos países da região. "Essas medidas não são segredo. Elas têm um propósito claro: a dissuasão militar de nações vizinhas", afirmou o vice-diretor-geral do escritório de armamentos do Ministério da Defesa norte-coreano.



Resposta de Pyongyang e o Crescente Cerco Militar

O governo norte-coreano alertou que responderá de forma ativa ao que considera um ambiente de segurança instável, intensificando sua "poderosa dissuasão" para conter a escalada militar de seus adversários. Nos últimos dias, Pyongyang criticou duramente o aumento da presença de caças furtivos dos EUA no Japão, além do lançamento de um novo comando militar em Tóquio, que visa fortalecer a integração das Forças de Autodefesa japonesas.


A Coreia do Norte também denunciou a possível implantação de mísseis de longo alcance na ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, além de classificar os recentes exercícios navais conjuntos entre EUA, Japão e França como um sinal do que chamou de "ambições de invasão militar".





EUA e Japão Alimentam Conflitos na Ásia-Pacífico?

Pyongyang acusa Washington e seus aliados de desestabilizar a Ásia-Pacífico ao ameaçar o equilíbrio de poder na região e criar uma nova estrutura de conflito. Enquanto isso, os EUA justificam o reforço militar como parte de sua estratégia de contenção, ignorando os riscos de uma nova escalada no leste da Ásia.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page