top of page

Ataques da RSF provocam deslocamento em massa no Sudão

Ontem (9/11), uma ofensiva das Forças de Apoio Rápido (RSF) em várias cidades ao norte de Ed Dueim, no estado do Nilo Branco, Sudão, desencadeou uma onda de deslocamento forçado entre os moradores locais. Fontes próximas relataram ao Sudan Tribune que o avanço da RSF tem gerado uma atmosfera de medo e insegurança, com inúmeros civis abandonando suas casas.


Os ataques aconteceram cerca de um ano após a RSF começar a avançar em direção ao sul, partindo de Jabal Awliya, ao sul de Cartum, para alcançar o estado do Nilo Branco. Segundo testemunhas, as forças da RSF atacaram Qoz Al Khanjar, a aproximadamente 12 km ao norte de Al Arshkol, onde há um destacamento do exército sudanês.


Regiões como Qoz Al Khanjar, Al Shakiri, Tayba e Al Qawiz, além de vilarejos na localidade de Umm Rimta, foram atingidas, obrigando os habitantes a fugir para evitar saques e intimidações promovidos pela RSF. Atualmente, as forças da RSF estão concentradas em Al Alaqa, cerca de 100 km a noroeste de Ed Dueim, enquanto as tropas do exército permanecem posicionadas em Jabal Al Arshkol, a aproximadamente 50 km da cidade.


A situação permanece tensa, com relatos de ataques contínuos em vilarejos a oeste do rio Nilo. Segundo moradores, a RSF utiliza táticas de ataque e fuga, realizando investidas rápidas para saquear e intimidar, retirando-se em seguida para suas bases em Jabal Awliya, ao sul de Cartum.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page