top of page
Foto do escritorClandestino

Espanha descumpre promessa e se torna um porto de trânsito de armas para Israel

A Espanha tem sido utilizada como ponto de trânsito para material militar destinado a Israel, apesar de promessas de proibição durante o genocídio em Gaza. O governo espanhol anunciou a suspensão das exportações de armas para Israel desde o início dos bombardeios em Gaza, mas uma investigação da Internacional Progressista e do Movimento Juvenil Palestiniano revelou que, entre maio e setembro de 2024, pelo menos 25 embarcações com carga militar dos EUA pararam no porto de Algeciras antes de seguir para o Ministério da Defesa de Israel.


A investigação aponta que 1.185 remessas de suprimentos militares, totalizando mais de 13.000 toneladas, passaram pelo porto durante esse período. Apesar das alegações oficiais de que não haveria envio de material militar para Israel, há evidências de que a Espanha continuou a enviar armas após promessas de suspensão. Organizações e autoridades, como a ONU e a Human Rights Watch, solicitaram inspeções em navios suspeitos de transportar armas.


O trânsito de armas para Israel infringe a Lei espanhola 53/2007 e o Tratado Internacional sobre o Comércio de Armas. Enquanto grupos exigem um embargo de armas a Israel, o governo espanhol se comprometeu a analisar as informações e tomar medidas caso as revelações sejam confirmadas. Recentemente, o Ministério do Interior iniciou um processo para cancelar a compra de balas israelenses, após críticas à continuação do comércio de armas com Israel.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page