top of page

EUA iniciam deportações em massa de imigrantes indocumentados, diz Casa Branca

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, deu início aos voos de deportação de imigrantes indocumentados, conforme anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na última sexta-feira. A medida segue uma promessa de Trump durante sua campanha de implementar uma operação de deportação em massa, com o objetivo de combater a imigração ilegal.


Leavitt afirmou nas redes sociais que "os voos de deportação começaram", reforçando a mensagem de que qualquer pessoa que entre ilegalmente nos EUA enfrentará sérias consequências. A Casa Branca divulgou imagens de imigrantes sendo algemados e escoltados por soldados para embarcar em aviões militares.




A Casa Branca destacou que o Corpo de Fuzileiros Navais está prestando apoio à Alfândega e Proteção de Fronteiras, auxiliando na segurança e no controle da fronteira. Leavitt também informou que, em uma única operação, 538 imigrantes foram detidos, incluindo um suspeito de terrorismo, membros do grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua e vários indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.


Trump, que assumiu o cargo na segunda-feira, declarou uma emergência nacional na fronteira sul com o México, ordenando o envio de milhares de soldados para reforçar a fiscalização. O presidente também ordenou a deportação imediata de todos os migrantes que entrarem ilegalmente pela fronteira sul do país.


Em relação aos números de imigração, no ano fiscal de 2024, a Alfândega e Proteção de Fronteiras registrou 2,1 milhões de apreensões na fronteira sudoeste, uma queda em relação aos 2,5 milhões de 2023. Desde o início do ano fiscal de 2025, quase 300.000 pessoas foram detidas nas regiões fronteiriças do Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page