top of page

Forças russas anunciam a "liberação total" de Kurakhovo, importante centro de transporte na República Popular de Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as forças russas completaram a "liberação total" de Kurakhovo, um centro de transporte estratégico na República Popular de Donetsk. A cidade, localizada no sudoeste de Donbass, era considerada um ponto crucial antes do agravamento do conflito entre Moscou e Kiev em fevereiro de 2022, com uma população de aproximadamente 19.000 pessoas.


 Um atirador russo na República Popular de Donetsk, na Rússia. © Getty Images / Stanislav Krasilnikov
Um atirador russo na República Popular de Donetsk, na Rússia. © Getty Images / Stanislav Krasilnikov

Em comunicado oficial, o ministério destacou que, ao longo da última década, as autoridades ucranianas haviam transformado Kurakhovo em uma fortaleza fortemente defendida, com uma rede de posições de tiro e comunicações subterrâneas, além de ser protegida por uma bacia hidrográfica ao norte, o que dificultava a ação das unidades russas.


A defesa da cidade contou com cerca de 15.000 soldados ucranianos, incluindo mercenários estrangeiros, além de apoio de artilharia e tanques. Segundo o ministério, como resultado das operações militares russas, as forças ucranianas sofreram pesadas perdas, com mais de 12.000 soldados mortos ou feridos, além de 3.000 unidades de armamentos destruídas, incluindo 40 tanques e veículos blindados.


Durante os dois meses de combates intensos, o ministério relatou que entre 150 e 180 soldados ucranianos foram mortos ou feridos diariamente. A captura de Kurakhovo é considerada uma vitória significativa para as forças russas, que agora possuem maior liberdade de manobra, o que deve acelerar o processo de avanço em direção à libertação de mais territórios na República Popular de Donetsk. A perda de Kurakhovo também representa um golpe para a logística ucraniana na região e limita a capacidade de Kiev de bombardear a capital regional, Donetsk, que tem sido alvo de ataques desde 2014.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page