top of page

Não tem como Bolsonaro negar, ele estava com a mão no Golpe, diz Gleisi

Nesta quarta-feira (27), a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), usou a tribuna da Câmara para afirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve diretamente envolvido na tentativa de golpe no Brasil. Segundo a parlamentar, "ele estava com a mão no golpe. Ele planejou, atuou e teve domínio do plano".


Gleisi afirmou que o esquema golpista teve origem em 2019, com a criação do chamado "gabinete do ódio" no Palácio do Planalto. Esse núcleo, segundo ela, disseminou mentiras e intensificou a violência política, criando um ambiente que culminou nos atos antidemocráticos e na tentativa de golpe após a derrota nas eleições de 2022.


Gleisi também comentou o relatório divulgado pela Polícia Federal, que detalha a tentativa de golpe e o plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF. "O relatório é consistente e deixa claro que Jair Bolsonaro planejou, atuou e teve o controle do plano", disse. Ela citou que documentos sobre o golpe foram impressos no Palácio do Planalto em novembro de 2022 e entregues ao ex-presidente em uma reunião na residência do general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro.


O deputado Padre João (PT-MG) defendeu a prisão preventiva de Bolsonaro, alertando que ele pode tentar fugir. "As investigações da PF revelam um plano abominável, liderado por Jair Bolsonaro e seus aliados mais próximos", disse. Para ele, os atos golpistas e as tentativas de assassinato são inaceitáveis e exigem punição exemplar.


Gleisi e outros deputados, como Marcon (PT-RS) e Tadeu Veneri (PT-PR), reforçaram que não deve haver anistia para os envolvidos. "Anistiar é permitir que isso aconteça novamente", declarou Gleisi. Os parlamentares também criticaram os supostos "patriotas" que, segundo eles, atentaram contra a democracia em nome do poder.


Os parlamentares conclamam por investigações rigorosas e punições exemplares para os envolvidos, reafirmando o compromisso com a democracia e a vontade popular. "O Brasil exige justiça", enfatizou Padre João. Não tem como Bolsonaro negar, ele estava com a mão no Golpe, diz Gleisi

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page