top of page
Foto do escritorClandestino

Hezbollah Elege Naim Qassem como Novo Secretário-Geral

O Hezbollah, o Movimento de Resistência Islâmica do Líbano, anunciou hoje a eleição de Xeque Naim Qassem como seu novo secretário-geral, sucedendo o venerado Sayyed Hasan Nasrallah, que foi líder martirizado no início do mês. A decisão foi divulgada em um comunicado oficial, no qual o Hezbollah ressaltou que a escolha de Qassem foi baseada em sua "adesão aos princípios e objetivos do Hezbollah".


A liderança do Hezbollah informou que o Conselho Shura, responsável pela direção da organização, seguiu o procedimento estabelecido para a eleição do novo secretário-geral, com a esperança de fortalecer o grupo em sua luta contra a agressão israelense no Líbano. O comunicado enfatizou o compromisso do novo líder em honrar a memória de Nasrallah e dos mártires que lutaram pela resistência.


"Prometemos perante Deus e perante o espírito do nosso mais nobre e amado mártir, o honorável Sayyed Hassan Nasrallah, assim como perante os mártires, os combatentes da Resistência Libanesa e o nosso povo resiliente, paciente e leal, a trabalhar juntos para alcançar os princípios do Hezbollah e os objetivos da sua trajetória, mantendo viva a chama da Resistência e a sua bandeira elevada até que a vitória seja alcançada", afirmou a declaração.

Xeque Naim Qassem é uma figura proeminente no Hezbollah e tem estado alinhado com o movimento apoiado pelo Irã há mais de 30 anos. Ele ganhou notoriedade recentemente por sua declaração televisionada em 8 de outubro, na qual desafiou as agressões israelenses, afirmando que o conflito entre o Hezbollah e Israel é uma "guerra sobre quem chora primeiro", com o Hezbollah prometendo não ser o primeiro a ceder.


Qassem foi eleito secretário-geral adjunto do Hezbollah em 1991, após o assassinato de Abbas al-Moussaoui, e desde então tem desempenhado um papel crucial no Conselho Shura, o órgão executivo da organização. Reconhecido internacionalmente, ele também é autor de um livro intitulado Hizbullah: The Story from Within (Hezbollah: A História de Dentro), publicado em 2005, que explora a fundação e a ideologia da resistência no Líbano.


TELESUR

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page