top of page
Foto do escritorClandestino

Hezbollah promete apoio à Síria contra terroristas e apela à solidariedade árabe


O líder interino do Hezbollah, Naim Qassem, declarou nesta quinta-feira (6) que o grupo militante libanês intensificará seu apoio ao governo da Síria em sua luta contra os terroristas. Em discurso, Qassem atribuiu as agressões ao território sírio ao que chamou de "patrocínio dos Estados Unidos e de Israel" e pediu que os países árabes se unam a Damasco na resistência.


"A agressão à Síria é patrocinada pelos Estados Unidos e Israel. Desde 2011, quando os problemas começaram na Síria, os jihadistas sempre foram ferramentas deles", afirmou Qassem.

A guerra na Síria, iniciada em 2011, viu o governo de Bashar al-Assad enfrentar uma oposição armada fragmentada, que incluiu grupos terroristas fortalecidos por combatentes estrangeiros e apoio militar externo. Apesar da intervenção militar russa em 2015, que permitiu ao exército sírio recuperar grande parte do território, áreas como a província de Idlib, próxima à fronteira com a Turquia, continuam fora de controle governamental.


Na última semana, a situação na Síria se agravou com um ataque em larga escala lançado pelo grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e seus aliados no noroeste do país. Os insurgentes capturaram áreas estratégicas nas províncias de Aleppo, Idlib e Hama, em um movimento que intensificou as tensões na região.


O HTS, considerado uma organização terrorista por diversas nações, incluindo Síria, Rússia, EUA e Irã, representa uma ameaça significativa ao governo sírio. Para Qassem, os EUA tentam desestabilizar o país como forma de enfraquecer sua posição de resistência e alinhá-lo com os interesses israelenses.


O líder do Hezbollah criticou a postura de inação de países árabes diante da crise síria e comparou a situação aos ataques israelenses em Gaza e no Líbano. "É hora de os países árabes e a comunidade muçulmana ajudarem a Síria a combater os jihadistas. Ficar em silêncio é ser cúmplice", disse Qassem.



Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page