top of page
Foto do escritorClandestino

Irã afirma que programa nuclear iraniano segue inabalado apesar de ameaças israelenses

Após uma reunião de gabinete na quarta-feira, Mohammad Eslami, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, destacou que as capacidades defensivas e de segurança do país estão em alerta constante para enfrentar qualquer ameaça. “Temos enfrentado ameaças contínuas à nossa nação, e nossas medidas de defesa e segurança estão sempre prontas para uma resposta eficaz”, afirmou Eslami, acrescentando que as instalações nucleares iranianas são fundamentais e estão sob rigorosa proteção desses protocolos.


Eslami também pediu que a comunidade internacional responsabilize Israel por suas ameaças nucleares direcionadas às instalações do Irã. O comentário veio em resposta às recentes declarações de autoridades israelenses sugerindo ataques contra alvos nucleares iranianos em retaliação à Operação True Promised II, ocorrida no início de outubro nos territórios ocupados.


O chefe da energia atômica iraniana mencionou ainda a possibilidade de o Irã considerar uma retirada do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) caso ocorra um ataque israelense. Ele enfatizou que tal decisão cabe ao parlamento iraniano, e só entraria em vigor após ser aprovada e promulgada como lei pelo Conselho Guardião. “Se o Irã decidisse deixar o TNP, haveria um período de 90 dias para negociações com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) antes de prosseguir com a retirada”, explicou Eslami.


O TNP, criado para prevenir a proliferação de armas nucleares, promover o uso pacífico da energia nuclear e trabalhar em prol do desarmamento nuclear, foi assinado em 1968 e entrou em vigor em 1970. Com 191 países signatários, é um dos tratados mais amplamente apoiados no mundo. O Irã, como parte do acordo, comprometeu-se a não desenvolver armas nucleares e permite as inspeções da AIEA para garantir que seu programa nuclear seja de natureza exclusivamente pacífica.


TEHRAN TIMES

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page