top of page
Foto do escritorClandestino

Polícia israelense fortemente armada invade igreja francesa em Jerusalém

Ontem, quinta-feira (7/11), a polícia armada de Israel entrou na Igreja do Pater Noster, localizada na área ocupada de Jerusalém, forçando o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, a cancelar uma visita programada ao local.


“A polícia israelense entrou no local sem permissão, portando armas. Nestas condições, o Ministro optou por não visitar o complexo”, informou o Ministério das Relações Exteriores da França em comunicado oficial.


Quando a delegação deixou o local, dois funcionários do Consulado Geral da França em Jerusalém foram detidos pela polícia israelense, apesar de possuírem status diplomático. Os funcionários foram liberados após a intervenção do Ministro.


O Ministro Barrot classificou as ações como “inaceitáveis” e reafirmou que “a França condena com veemência esses atos, especialmente dado o atual contexto em que a França se empenha em esforços para reduzir a violência na região”.


O Ministério das Relações Exteriores da França também anunciou que o embaixador de Israel em Paris será convocado para prestar esclarecimentos.


A Igreja do Pater Noster, situada ao lado da Igreja da Ascensão no Monte das Oliveiras, é uma igreja católica fundada originalmente pelos bizantinos no local onde, segundo a tradição, Jesus ensinou a Oração do Pai Nosso aos seus discípulos. Também conhecida como a Igreja "Alona" — palavra que significa Monte das Oliveiras em grego —, o atual edifício foi erguido em 1873 sobre fundações de construções anteriores. Entre seus elementos notáveis, a igreja abriga placas de cerâmica com a oração do Pai Nosso em mais de 70 idiomas.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page