top of page

Iêmen afirma ter atacado porta-aviões dos EUA e alvos israelenses no Mar Vermelho

O Exército iemenita anunciou nesta sexta-feira que realizou uma série de operações militares nas últimas 48 horas, incluindo um ataque com mísseis de cruzeiro e drones contra o porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman e diversos navios de guerra na região norte do Mar Vermelho.


Tenente-general Yahya Sari
Tenente-general Yahya Sari

O porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, o tenente-general Yahya Sari, declarou, durante uma manifestação em Saná, capital do país, que a operação teria frustrado um ataque aéreo contra o território iemenita, realizado a partir do porta-aviões, que foi forçado a se retirar da área após os incidentes.


O Exército do Iêmen afirmou ter realizado, na última quinta-feira (09/01), um ataque contra alvos israelenses em Tel Aviv, utilizando três drones. Segundo os militares, os ataques atingiram seus objetivos com sucesso. Essas ações foram justificadas como parte de um compromisso com o povo palestino, com a promessa de continuar as operações até que cessem as agressões em Gaza e o bloqueio à região seja levantado.


Os iemenitas também relataram ataques contra embarcações israelenses no Mar Vermelho, no estreito de Bab el-Mandeb, no Golfo de Áden e no Mar Arábico, como resposta às agressões de Israel e seus aliados, Estados Unidos e Reino Unido, que intensificaram suas ações militares na região nas últimas semanas.


As forças de Ansarolá reforçaram o aviso a Israel, afirmando que seus ataques não cessarão enquanto as hostilidades contra o povo palestino em Gaza persistirem. Ao mesmo tempo, o país enfrenta bombardeios conduzidos pela coalizão liderada por Estados Unidos e Reino Unido, que, segundo os iemenitas, têm como objetivo intimidar suas operações militares.


Nesta sexta-feira, novos bombardeios atingiram a província de Amran, ao norte de Saná. Enquanto isso, a população iemenita prepara manifestações em massa em apoio à Faixa de Gaza, desafiando o que consideram uma agressão conjunta das forças norte-americanas, britânicas e israelenses contra o Iêmen.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page