top of page

Prepare a pipoca: Julgamento de Bolsonaro será transmitido ao vivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (25) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros investigados por tentativa de golpe de Estado. A sessão, que segue até quarta-feira (26), será transmitida ao vivo pela TvPT, com cobertura direto da sede do Supremo. A abertura contará com a participação do presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), e do secretário nacional de Comunicação do partido, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP).





A transmissão estará disponível pelo canal do PT Brasil no YouTube e pelo PTSat (canal 1313 na antena parabólica). A programação incluirá análises jurídicas e entrevistas exclusivas direto do STF.


Bolsonaro é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de crimes como organização criminosa armada, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado. Segundo a PGR, as ações planejadas pelo grupo poderiam ter levado à ruptura democrática no Brasil.


O julgamento também analisará as denúncias contra ex-integrantes do governo Bolsonaro, incluindo Alexandre Ramagem (ex-diretor-geral da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e ex-candidato a vice-presidente em 2022).


Na denúncia apresentada ao STF, a PGR aponta que o suposto plano golpista incluía a "neutralização" do Supremo Tribunal Federal, ataques armados ao ministro Alexandre de Moraes e a tentativa de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.


A sessão será conduzida pelo presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin. Após a leitura do relatório, a PGR terá 30 minutos para apresentar sua argumentação, seguida pelas defesas dos denunciados. Em seguida, os ministros começam a votar sobre o caso. Caso a denúncia seja aceita, os investigados passam à condição de réus e responderão a ações penais.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page