top of page
Foto do escritorClandestino

Lula lança Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza no G20

Na abertura da Cúpula dos Chefes de Estado do G20, realizada no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa lançada pelo Brasil com o objetivo de combater a fome, a pobreza e as desigualdades no cenário global. Em seu discurso, Lula destacou que 733 milhões de pessoas ainda sofrem com a subnutrição, comparável à soma da população de países como Brasil, México, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Canadá. Ele enfatizou que a fome não é consequência de escassez, mas sim de decisões políticas que perpetuam a exclusão social.


A Aliança, já com adesão de 81 países e diversas organizações internacionais, tem como foco a criação de políticas públicas eficazes e fontes de financiamento para erradicar a pobreza e a fome. Lula ressaltou que a luta contra essas desigualdades é essencial para a construção de um mundo mais justo e pacífico, refletindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Presidente reforçou a importância da colaboração internacional para resolver essas questões e avançar na erradicação da fome no Brasil e no mundo.


Durante a Cúpula, Lula também destacou outros eixos centrais da presidência brasileira no G20, como a sustentabilidade ambiental e a reforma da governança global, propondo uma taxação global dos super-ricos para financiar o combate à desigualdade e enfrentar as mudanças climáticas. A proposta encontra resistência de algumas nações, como Estados Unidos e Alemanha, embora tenha o apoio de países como França e Colômbia.


A cúpula também destacou a importância de integrar as contribuições da sociedade civil no processo decisório, por meio do G20 Social, que reuniu organizações e especialistas para elaborar um documento a ser anexado ao comunicado final do encontro.


Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page