top of page
Foto do escritorClandestino

Milei demite chanceler após voto da Argentina favorável a Cuba na ONU

O presidente argentino Javier Milei destituiu a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, após a Argentina votar favoravelmente a Cuba em uma resolução da ONU. A confirmação veio por um porta-voz do governo na tarde desta quarta-feira (30).


O voto polêmico ocorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde a Argentina apoiou a resolução que pede o fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba. A proposta foi aprovada com 187 votos favoráveis, enquanto Estados Unidos e Israel foram os únicos contrários. Esta foi a 32ª votação sobre o tema na ONU.


Conforme o jornal "La Nación," a decisão da Argentina gerou um conflito interno no governo Milei, que teria ficado indignado com o posicionamento do país ao lado de "comunistas" e distanciado dos Estados Unidos.


Em nota, o gabinete presidencial declarou que o país está em uma fase de transformações profundas e que o corpo diplomático precisa refletir os valores das democracias ocidentais.


"A Argentina se opõe categoricamente ao regime cubano e seguirá firme na promoção de uma política externa que condene a violação dos direitos humanos e das liberdades individuais," destacou o comunicado.


O governo também anunciou que realizará uma auditoria na Chancelaria para identificar possíveis promotores de "agendas contrárias à liberdade."


Ao final do dia, em uma rede social, Milei compartilhou uma publicação da deputada Sabrina Ajmechet, que elogiou o governo por não ser "cúmplice de ditadores."

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page