top of page
Foto do escritorClandestino

Moçambique: Resultados das eleições aproximam-se à medida que a violência aumenta

Moçambique está à espera dos resultados das eleições de 9 de outubro, que devem ser divulgados até sexta-feira. A expectativa é que o candidato do governo, Daniel Chapo, seja declarado vencedor, embora a oposição, liderada por Venâncio Mondlane, alegue fraude eleitoral e tenha reivindicado a vitória. Após a votação, Mondlane anunciou planos de formar um novo governo democrático.


A situação se agravou com o assassinato do advogado de Mondlane e de um candidato apoiador, o que levantou preocupações sobre a segurança da oposição. As forças de segurança foram acusadas de agir de forma violenta contra os protestos subsequentes, usando gás lacrimogêneo e balas de borracha.


As autoridades internacionais condenaram os assassinatos e pediram investigação, enquanto a oposição intensifica os protestos e anuncia uma greve geral. A FRELIMO, partido no poder desde a independência, é acusada de manter o controle por meio da intimidação e assassinatos políticos. Mondlane e seus apoiadores afirmam que não reconhecerão os resultados se forem favoráveis à FRELIMO e prometem lutar pela mudança no país.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page