top of page

ONU Exige Justiça por Ataque Israelense que Matou Equipes Médicas em Gaza

O subsecretário-geral de Ajuda Humanitária da ONU, Tom Fletcher, cobrou respostas e responsabilização pelo ataque israelense que resultou na morte de oito médicos palestinos, seis socorristas da Defesa Civil e um funcionário da ONU no sul da Faixa de Gaza.



Corpos Foram Enterrados em Vala Comum

As vítimas estavam a bordo de ambulâncias da Defesa Civil e do Crescente Vermelho Palestino, além de um veículo da ONU, todos claramente identificados. No dia 23 de março, os veículos foram atingidos por bombardeios israelenses. Segundo Jonathan Whittall, chefe do Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), os corpos foram posteriormente recolhidos e enterrados em uma vala comum com os destroços dos veículos.


A primeira vítima foi recuperada em 27 de março, e os demais 14 corpos foram localizados no último domingo (31), após uma operação de escavação complexa. A ONU precisou negociar acesso à área com as autoridades israelenses, que só concederam permissão cinco dias após as mortes.




“Profissionais de Saúde Nunca Devem Ser Alvo”

Whittall lamentou a tragédia e classificou a cena como “arrasadora”, destacando que os socorristas foram mortos enquanto usavam seus uniformes a caminho de salvar vidas. "Mesmo nas zonas de conflito mais difíceis, há regras que protegem civis e trabalhadores humanitários", afirmou.


O ataque ocorreu dias após o fim do cessar-fogo de dois meses entre Israel e o Hamas, em 18 de março. As forças israelenses justificaram a ação alegando que os veículos avançaram de maneira suspeita e afirmaram que, além dos socorristas, um membro do Hamas e outros oito combatentes foram mortos.

A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, integrante da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, classificou o ataque como o mais mortal contra seus trabalhadores desde 2017.

LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page