top of page
Foto do escritorClandestino

Prisioneiro palestino morre sob custódia israelense

Um prisioneiro palestino morreu enquanto estava sob custódia israelense, conforme informado pela Comissão de Assuntos de Prisioneiros (PAC) e pela Sociedade de Prisioneiros da Palestina (PPS). Mohammad Walid Hussein Ali, de 45 anos e residente do campo de refugiados de Nur Shams, na Cisjordânia, faleceu após ser detido novamente pelas autoridades israelenses em 28 de novembro de 2024. Ali, que já havia cumprido cerca de 20 anos em prisões israelenses, não sobreviveu à detenção.


De acordo com dados atualizados da Addameer, a Associação de Apoio aos Prisioneiros Palestinos e Direitos Humanos, atualmente existem aproximadamente 10.200 prisioneiros políticos palestinos em centros de detenção israelenses, incluindo 270 crianças e 94 mulheres. Dentro desse total, 3.443 palestinos estão sob "detenção administrativa", um regime que permite a prisão sem acusações formais ou julgamento, com períodos renováveis entre três e seis meses, baseados em provas secretas, que nem mesmo os advogados dos detidos têm acesso.


Este cenário de prisão em massa de palestinos é recorrente. Um relatório de 2017 da Addameer revelou que, nos últimos 50 anos, mais de 800.000 palestinos foram presos ou detidos por Israel, um número que se aproxima de 1 milhão. Estima-se que cerca de 40% dos homens e meninos palestinos que vivem sob ocupação militar já tenham sido encarcerados, com praticamente todas as famílias palestinas tendo algum ente querido detido.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page