top of page
Foto do escritorClandestino

"Quero que as montadoras alemãs se tornem montadoras americanas" Trump

No comício eleitoral de Donald Trump na Geórgia, ele prometeu incentivos fiscais e menos burocracia para montadoras estrangeiras que aumentassem sua produção nos EUA, mas também ameaçou impor tarifas substanciais a veículos produzidos fora do país. Essa retórica ecoa suas promessas de campanha de 2016 de trazer de volta a fabricação ao território americano.


Apesar das contestações feitas por Trump em sua primeira campanha presidencial em 2016, as montadoras alemãs conseguiram evitar uma tarifa potencial de 35% ao negociar novos investimentos na produção nos Estados Unidos. Isso inclui a ampliação da produção de veículos elétricos (VE) da Volkswagen no Tennessee, o compromisso de US$ 1 bilhão (€ 930 milhões) da Mercedes-Benz no Alabama e o aumento da fabricação da BMW na Carolina do Sul.


Trump mira especificamente montadoras alemãs e a produção no México, ameaçando tarifas de até 200% para veículos fabricados no país latino-americano. Especialistas acreditam que tais medidas poderiam afetar significativamente a cadeia de suprimentos e investimentos em veículos elétricos nos EUA, principalmente após a recente expansão de montadoras como Volkswagen e BMW.


O setor automotivo global, incluindo as marcas alemãs, já enfrenta desafios como concorrência com montadoras chinesas e falta de trabalhadores qualificados nos EUA e na Alemanha.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page