top of page
Foto do escritorClandestino

Reino Unido anuncia adesão à Aliança Global e investimento de £70 milhões para combater a fome mundial

Durante a Cúpula de Líderes do G20 realizada no Rio de Janeiro, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer confirmou a adesão do Reino Unido à Aliança Global e o lançamento de um pacote de investimentos de £70 milhões (cerca de R$ 531 milhões) para enfrentar a insegurança alimentar global nos próximos 18 meses.


A iniciativa busca fortalecer a capacidade de famílias vulneráveis de resistirem a crises, fomentar o crescimento sustentável no setor agrícola e melhorar a proteção social para as populações mais necessitadas.


O pacote inclui até £50 milhões destinados ao Fundo de Resiliência e Adaptação, criado para apoiar famílias em países como Etiópia, Chade e Bangladesh a enfrentarem choques climáticos extremos. Além disso, £25,5 milhões serão investidos no programa CASA (Agricultura Comercial para Pequenos Produtores e Agronegócios), que visa aumentar a renda de pequenos agricultores na África e na Ásia, além de ajudá-los a se adaptar às mudanças climáticas.


Outras ações incluem:

£3 milhões para ampliar a cobertura de programas de transferência de renda através da Janela de Fragilidade do Fundo de Resposta Social Rápida do Banco Mundial.

Apoio à nova iniciativa conjunta da ONU, JUNIPr, voltada para a prevenção da desnutrição infantil em contextos de insegurança alimentar.

£500 mil para financiar análises e estratégias do Mecanismo de Apoio da Aliança Global.

Essas iniciativas se somam aos £30 milhões anunciados anteriormente, incluindo £25 milhões destinados ao AgDevCo Ventures para fortalecer agronegócios africanos e £7 milhões para o programa CASA, conforme divulgado nas Reuniões Anuais do Banco Mundial.


A ministra do Desenvolvimento, Anneliese Dodds, destacou o compromisso do Reino Unido em colaborar com o Sul Global para combater a fome e a pobreza. “Com a emergência climática dificultando o acesso ao alimento para milhões de pessoas, precisamos de uma nova abordagem. Somente em parceria podemos construir um mundo estável e livre da fome”, afirmou.



Como membro fundador da Aliança Global, que reúne mais de 80 países, o Reino Unido integrará o Conselho de Campeões, órgão responsável por fomentar a colaboração internacional e superar barreiras para implementar políticas efetivas contra a insegurança alimentar.


O anúncio ocorre em um momento crítico: cerca de 750 milhões de pessoas enfrentaram fome no último ano, e os níveis de insegurança alimentar atingiram o maior índice em cinco anos, impulsionados por mudanças climáticas, conflitos e crises econômicas.


O Reino Unido espera que o investimento gere oportunidades de comércio, estabilize os preços globais dos alimentos e contribua para a segurança alimentar dentro do próprio território britânico.


AGÊNCIA GOV

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page