top of page
Foto do escritorClandestino

Setenta e oito pessoas morreram e um número ainda indeterminado permanece desaparecido após o naufrágio de uma embarcação no Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo

Imagens capturadas por uma câmera amadora registraram o exato momento em que o barco, que transportava 278 passageiros, virou no lago. O acidente ocorreu após a embarcação deixar o porto de Minova, na província de Kivu do Sul, com destino a Goma. A tragédia aconteceu ao tentar atracar no porto de Kitaku.


"Observamos o barco inclinar-se, estava visivelmente sobrecarregado e as ondas eram fortes. Aos poucos, ele foi virando. As pessoas no convés começaram a se jogar no lago até que a embarcação virou completamente," relatou Bahati Selemani, funcionário do porto.


Equipes de bombeiros e militares foram mobilizadas para o resgate e, até o momento, 50 corpos foram retirados das águas.


"Eu vim encontrar meu marido que estava viajando", disse uma mulher entre lágrimas à Agência France Presse.


Dez pessoas foram resgatadas com vida e permanecem em observação em hospitais locais, que já enfrentam superlotação.


Desde que os combates entre as forças armadas e os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) tornaram a estrada entre Goma e Minova intransitável, interrompendo o tráfego de caminhões com mantimentos, muitos comerciantes passaram a utilizar o transporte pelo Lago Kivu, considerado uma alternativa mais segura em meio à insegurança nas rodovias.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page