top of page
Foto do escritorClandestino

Sudão à beira de uma guerra tribal

O Advocacy Group for Peace in Sudan (AGPS), um grupo de defesa lançou um alerta que o Sudão se aproxima de uma guerra tribal devastadora. O AGPS destacou a crescente violência alimentada por tensões étnicas e uma narrativa de retribuição perigosa.


O AGPS observou um aumento recente nos ataques das Forças de Apoio Rápido (RSF) em vilarejos e assentamentos do estado oriental de Al-Jazirah, resultando em vítimas civis e deslocamentos em massa. Além disso, as Forças Armadas Sudanenses (SAF) intensificaram os bombardeios aéreos em áreas civis em Darfur, Kordofan e Al-Jazirah, resultando em grandes perdas de vidas e danos significativos à infraestrutura.


“A narrativa de guerra tem sido alimentada por ambos os lados, intensificando uma retórica etnicamente carregada que mobiliza comunidades ao longo de divisões étnicas e regionais”, afirmou a declaração do AGPS. O grupo ressaltou que isso tem gerado um aumento alarmante na lealdade tribal e no ressentimento, especialmente nas Planícies de Butana, no Rio Nilo, nos estados do Norte, em Darfur, Kordofan e no Sudão Oriental.


Líderes comunitários e influenciadores locais estão ampliando os apelos por retribuição, direcionando suas críticas a comunidades inteiras associadas a diferentes grupos sociais. “Essa escalada preocupante pode levar o conflito a uma fase catastrófica de alinhamento tribal e regional, colocando em risco massacres em larga escala e uma tragédia humana imensa”, advertiu o AGPS.


O grupo pediu ação imediata e decisiva da comunidade internacional para conter a mobilização tribal e evitar um desastre humanitário. Além disso, exigiu que todas as partes envolvidas no conflito sejam responsabilizadas pela ameaça iminente de crimes genocidas.


“O Sudão está à beira de um desastre, com ecos da tragédia de Ruanda em 1994 pairando sobre a nação”, afirmou o AGPS. O grupo destacou a necessidade urgente de uma resposta unificada para impedir que o país seja irreversivelmente dilacerado por conflitos tribais.Sudão à beira de uma guerra tribal, alerta grupo de defesa.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page