top of page
Foto do escritorClandestino

Sítio Arqueológico de Melka Kunture, na Etiópia, é incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu o sítio arqueológico e paleontológico de Melka Kunture, localizado na Etiópia, incluindo-o em sua prestigiada Lista do Patrimônio Mundial. A informação foi divulgada pela Prensa Latina, em parceria com a TV BRICS.


O reconhecimento foi formalizado com a entrega do documento por Lazare Eloudou Assomo, diretor do Centro de Patrimônio Mundial da UNESCO, à Mahlet Hailu, embaixadora da Etiópia em Paris, sede da organização.


A proposta para incluir Melka Kunture na Lista foi feita por Adis Abeba durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, que ocorreu em julho de 2024, em Nova Délhi.


O sítio está situado a 50 quilômetros da capital etíope, Adis Abeba, na região de Oromia, a uma altitude de 2.000 metros. Com uma área de 80 quilômetros quadrados no vale do rio Awash, Melka Kunture é composto por diversos sítios arqueológicos da Idade da Pedra.


Descoberto em 1963, o local foi alvo de cerca de 20 escavações arqueológicas, que resultaram na descoberta de inúmeras ferramentas de pedra e restos humanos, incluindo fósseis de Homo erectus, Homo heidelbergensis e Homo sapiens arcaico. Entre as valiosas descobertas também estão pegadas de animais pré-históricos e as de uma criança, com cerca de um milhão de anos de idade.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page