top of page
Foto do escritorClandestino

Trump prepara novas sanções para tentar isolar o Irã, segundo WSJ

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, planeja intensificar as sanções contra o Irã, visando limitar as receitas de petróleo do país e dificultar seu apoio a grupos como Hamas e Hezbollah, conforme noticiado pelo Wall Street Journal.


Fontes revelam que Trump pretende adotar uma abordagem similar à política de "pressão máxima" implementada durante seu primeiro mandato, com possível motivação pessoal após alegações de que Teerã teria conspirado para assassiná-lo.


Trump, conhecido por sua postura dura em relação ao Irã, liderou a saída dos EUA do acordo nuclear de 2015, que previa restrições ao programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções. Em 2020, ele autorizou um ataque que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani, ação que elevou as tensões entre os dois países.


Fontes próximas aos planos de Trump afirmam que sua equipe deve agir rapidamente para cortar as receitas iranianas provenientes de petróleo, alvo que inclui portos e comerciantes estrangeiros, principalmente na China, o maior importador de petróleo do Irã. A estratégia também busca isolar o Irã financeira e diplomaticamente.


Em meio às crises no Oriente Médio, como os conflitos de Israel com o Hamas e o Hezbollah, Washington estaria pronta para explorar o que considera uma "fragilidade" no governo iraniano. Autoridades em Teerã, no entanto, minimizaram o impacto da mudança de liderança nos EUA, afirmando que a postura americana em relação ao Irã tende a se manter independente de quem ocupa a presidência.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page