top of page
Foto do escritorSiqka

Vai pra Cuba

Guarulhos, 23 de dezembro de 2023

 

“Vai pra Cuba” é uma das frases ao qual temos ouvido frequentemente ao longo de nossas vidas. Devemos lembrar que essa expressão não é exclusiva da nova geração de brasileiros patriotas, conservadores e muito menos daqueles sionistas cristãos que vimos nascer em 2023. As pessoas repetem esse bordão há quase 70 anos, como se soubessem tudo sobre o que acontece em Cuba, mas o fato é que muitas delas sequer sabem apontar no mapa onde a ilha está localizada. - "Ilha? Qual ilha?"


Compreendemos que todas as pessoas possuem o direito de ter suas próprias opiniões. De fato, o direito de ter opinião e expressá-la livremente (art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos) é o tema central do meu trabalho e o meu objetivo como ser humano. Porém, também é meu dever esclarecer que ter opinião e ter conhecimento são coisas completamente diferentes. Acreditamos que nossas opiniões são moldadas pelos nossos próprios valores éticos e morais, mas na realidade, muitas das opiniões e julgamentos que expressamos são fruto de um senso comum pré-moldado para que o oprimido possa defender seu próprio opressor. Por esses e outros motivos, decidimos que era hora de "obedecer" aos anseios dos capitalistas e partir para Cuba, mesmo que nenhum dos liberais capitalistas dos quais mandamos ir para os Estados Unidos tenha ido, afinal, o sonho americano é apenas para norte-americanos, heterossexuais e brancos. 


Antes de começar essa jornada, temos a obrigação de esclarecer uma coisa. Apesar de sermos comunistas, Cuba não é, nem nunca foi um país comunista. – Sim, você foi enganado todos esses anos. Parafraseando o amigo cubano Pedro Monzón[1], Cuba é um país em uma experiência socialista em direção a uma sociedade comunista.


– Mas afinal, então o que é comunismo? – Segundo a definição de Friedrich Engels, um dos autores dessa filosofia, "O comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado"[2]. Se ainda assim ficou difícil, vou tentar simplificar, mas afirmo que esta é a camada mais superficial e que esta doutrina não pode ser avaliada por simples palavras, exigindo uma investigação mais profunda de seus valores e filosofia: O comunismo é uma sociedade, acima de tudo, de iguais, sem distinção de classes sociais, sem a exploração do mais rico sobre o mais pobre, onde todos possam desfrutar dos mesmos recursos e bens materiais produzidos pela sociedade.


– Se o comunismo é algo tão bom, por que em todos os lugares onde essa filosofia é seguida só existe miséria e governos autoritários? Esse é o senso comum empregado como argumento pelo mundo capitalista para que você acredite nisso. Esses e outros discursos fazem parte de uma disputa narrativa que distorce toda a verdade para favorecer apenas ao imperialismo. A realidade é que em Cuba muita coisa deu certo, e muito do que não deu se deve a um bloqueio imposto por um carrasco chamado o governo dos Estados Unidos da América. Se pensa que estou utilizando de propaganda te darei um exemplo.


Hoje, aqui no Aeroporto de Guarulhos, minutos antes do embarque, tivemos nossa primeira prova do alcance dos tentáculos de poder e influência estadunidense. Ainda na fila do check-in, tivemos que preencher o formulário "D´viajeros", um documento para informações referentes aos vistos de entrada no país. Por um acaso, acabamos entrando no site com o mesmo formulário destinado a cidadãos estadunidenses ou que residem nos EUA. Já no cabeçalho da página, há um banner de aviso que diz: "Viagens partindo ou passando pelos E.U.A. com destino a Cuba são restritas a determinadas pessoas e rigidamente regulamentadas pelo Departamento do Tesouro dos E.U.A. Viagens para atividades turísticas são estritamente proibidas." [3] 

A verdade é que teoria e prática são coisas muito diferentes, então decidimos que o mês que passaremos na ilha de Martí, Castro e tantos outros corajosos que entregaram suas vidas pela independência cubana. Durante esse tempo, aspiramos a transformar cada experiência em uma página viva, na busca do verdadeiro significado do comunismo na prática.

Mas antes de iniciar essa jornada, preciso ressaltar que este não é um relato imparcial. Se a imprensa não é imparcial, se o sistema não é imparcial e se juízes combinam condenações com promotores através de mensagens no Telegram, por que deveríamos ser imparciais? Quando preenchemos nosso formulário D´viajeros, na seção destinada ao propósito de nossa viagem a Cuba, selamos nosso compromisso respondendo com a simplicidade da verdade: "visita de solidariedade". Assim, este diário não apenas ecoará nossas reflexões, nascidas das experiências traçadas ao longo do caminho, mas será também o testemunho íntimo de uma visita de solidariedade ao povo cubano.


Nossa intenção nesta jornada transcende a simples exploração de terras e destinos turísticos. Almejamos entrelaçar nossas almas com as do povo cubano, entendendo suas batalhas e vitórias, explorando seus costumes e sabores, e mergulhando de cabeça em toda riqueza material e imaterial que transborda em cada pessoa rua, praça e melodia tocada neste país.

 

Esta viagem e este diário são mais que uma peregrinação pelos pontos marcados nos mapas ou referências em páginas amareladas de velhos livros. São uma imersão nas entrelinhas da vida de um povo profundamente entrelaçado com a história, absorvendo a essência de cada palavra revolucionária que molda suas existências.


Que este diário seja mais que uma crônica de viagem, seja capaz de transmitir e fazer justiça a beleza e a complexidade de Cuba, de seu povo, há muito tempo negligenciados pela história e falta de solidariedade de um mundo que caminha cada vez mais pelos caminhos traçados pelo individualismo e em direção ao abismo da ignorância.  Que cada página seja uma carta de amor às paisagens, aos rostos e às histórias que tornam Cuba única.

 

Próxima parada, Havana!


[1] Cônsul-geral de Cuba no Brasil, em entrevista com autor para o canal Monitor do Oriente Médio (MEMO) em 2023.

[2] ENGELS, F. Princípios Básicos do Comunismo. Moscovo: Avante, 1982.

[3] UNITED. Informações importantes referentes a viagens para Cuba. Washington. 2022. Disponível em: https://www.united.com/ual/pt/pt/fly/travel/destination/international/cuba.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page