top of page
Foto do escritorClandestino

Após os ataques sofridos por Marina Silva, o programa Viva Maria se soma às manifestações de solidariedade à ministra do Meio Ambiente

Após os ataques sofridos por Marina Silva na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o programa Viva Maria se soma às manifestações de solidariedade à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.





Durante a sessão realizada na quarta-feira (16/10), Marina foi alvo de insultos, sendo chamada de "capacho" de ONGs pela deputada Julia Zanatta (PL-SC). Em seguida, o deputado Evair de Melo (PP-ES) afirmou que a ministra teria passado por "adestramento" para falar diante da comissão. As críticas surgiram depois de Marina atribuir ao agronegócio parte da responsabilidade pelas queimadas irregulares que devastaram áreas verdes no país nos últimos meses.


Entre as vozes em defesa de Marina Silva está Adriana Ramos, ambientalista do Instituto Socioambiental (ISA), que há anos acompanha a trajetória da ministra. Adriana aponta que os ataques vêm de parlamentares ligados ao agronegócio, setor que, segundo ela, se beneficia do desmatamento e da degradação ambiental.


"Essas acusações são uma forma de ignorância e desinformação que têm sido propagadas por vários representantes no Congresso Nacional. É uma tentativa de desqualificar o trabalho da ministra, cuja trajetória de defesa do meio ambiente é amplamente reconhecida, especialmente por aqueles que defendem interesses ligados ao desmatamento. É a forma que encontram para se opor em um momento em que o mundo todo reconhece a urgência de enfrentar os efeitos da crise climática," destaca Adriana.


Ela ainda lembra que o Congresso tem afrouxado a legislação ambiental e tomado medidas que dificultam a fiscalização, até mesmo protegendo aqueles que promovem incêndios ilegais no Brasil. Em contraste, ressalta que Marina Silva é uma figura mundialmente respeitada por ter implementado um plano de combate ao desmatamento, que levou o Brasil a ser o país que mais reduziu emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page