top of page
Foto do escritorClandestino

Crianças e comunidades vulneráveis estão na linha de frente de um surto crescente de mpox na África Oriental e Meridional, com mais de 200 casos confirmados em cinco países

Crianças e comunidades vulneráveis estão na linha de frente de um surto crescente de mpox na África Oriental e Meridional, com mais de 200 casos confirmados em cinco países: Burundi, Ruanda, Uganda, Quênia e África do Sul, conforme informou a UNICEF. A nova variante do vírus mpox (clado Ib) foi identificada em todos os países afetados, exceto na África do Sul, e preocupa devido ao seu potencial de transmissão mais ampla, especialmente entre crianças pequenas.


Burundi reporta o maior número de infecções na região. Até 20 de agosto de 2024, foram confirmados 170 casos de mpox em 26 dos 49 distritos do país, com 45,3% dos casos em mulheres. Crianças e adolescentes com menos de 20 anos representam quase 60% dos casos, sendo que crianças menores de 5 anos constituem 21% desses casos. O aumento dos riscos para crianças é agravado pela simultaneidade com surtos de sarampo, baixa imunização infantil e altas taxas de desnutrição.


A resposta ao surto enfrenta vários desafios, incluindo escassez de kits de diagnóstico e medicamentos, baixa conscientização comunitária, altos custos operacionais e riscos à continuidade dos serviços de saúde essenciais. Etleva Kadilli, Diretora Regional da UNICEF para a África Oriental e Meridional, destacou a urgência em priorizar a proteção e o bem-estar das crianças, além de fortalecer o sistema de saúde, continuar os serviços essenciais e focar em programas de apoio ao bem-estar infantil.


Além do impacto direto do mpox, há preocupações sobre os efeitos secundários, como estigma, discriminação, interrupção escolar e aumento da violência de gênero, particularmente para mulheres e meninas. A UNICEF está colaborando com a OMS e o Africa CDC para responder ao surto e apoiar a comunicação de risco e o engajamento comunitário. A agência está solicitando US$ 16,5 milhões para intensificar a resposta e a preparação na região, com necessidades de financiamento sendo revisadas conforme a situação evolui.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page