top of page
Foto do escritorClandestino

A deputada federal Daiana Santos recebeu uma ameaça afirmando que ela nunca será "reconhecida como uma cidadã legítima" do Rio Grande do Sul, onde, segundo o ameaçador, "a grande maioria da população

Nesta semana, a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) recebeu ameaças de morte e xingamentos por e-mail, evidenciando o preconceito e a misoginia direcionados a ela devido à sua identidade como mulher, lésbica, negra e comunista. A ameaça descrevia insultos raciais e de gênero, e a deputada registrou um boletim de ocorrência. Ela afirmou que esses ataques refletem o ódio contra tudo o que ela representa na política e se comprometeu a intensificar seu trabalho.


A denúncia de Daiana sobre os ataques foi divulgada na terça-feira (20). Segundo a deputada, a mensagem recebida incluía ameaças dizendo que ela nunca seria "reconhecida como uma cidadã legítima" do Rio Grande do Sul, onde "a grande maioria da população é branca". O criminoso detalhou o "perfil" do parlamentar que ele desejava assassinar, utilizando termos como “macaco”, “sapatona”, “nordestino” e “homossexual”.


Para buscar proteção e investigar o responsável, a deputada registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Legislativa da Câmara Federal. Em agosto de 2023, Daiana também foi alvo de ameaças de “estupro corretivo”.


A Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB e outras figuras políticas manifestaram solidariedade. O aumento das denúncias de discurso de ódio e violência política contra mulheres e pessoas LGBTQIA+ destaca a necessidade de medidas mais eficazes para combater essas agressões e promover uma maior diversidade na política.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page