top of page
Foto do escritorClandestino

Menos um: ex-ditador peruano Alberto Fujimori morreu em liberdade após receber um polêmico indulto, que o livrou da prisão, onde cumpria pena por crimes contra a humanidade

"Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para encontrar o Senhor. Pedimos a quem o apreciou que nos acompanhe com uma oração pelo descanso eterno de sua alma", anunciou sua filha Keiko Fujimori na rede social X.

Em maio, Fujimori havia informado sobre um tumor maligno na língua, uma complicação que se somava a 27 anos de tratamento contra uma lesão cancerígena. Durante esse período, ele passou por seis cirurgias.

No entanto, em 2023, a Corte Interamericana de Direitos Humanos solicitou que o indulto humanitário não fosse concedido devido ao estado de saúde do ex-presidente. Mesmo assim, o Tribunal Constitucional do Peru ordenou sua libertação imediata em 5 de dezembro daquele ano.

Fujimori deixou a prisão após cumprir 16 dos 25 anos da pena imposta por envolvimento nos massacres executados pelo grupo militar secreto Colina e pelo sequestro de um jornalista e de um empresário, ações ligadas ao seu "auto-golpe" de abril de 1992.

A controversa decisão de conceder o perdão humanitário gerou uma onda de protestos no país.



Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page