top of page
Foto do escritorClandestino

Irã descobre reservas gigantes de óleo de xisto em várias regiões

Mehdi Fakour, diretor de exploração da Companhia Nacional de Petróleo do Irã (NIOC), revelou os significativos progressos alcançados pela empresa no desenvolvimento de um modelo exclusivo para a extração de petróleo. Segundo Fakour, esse modelo permitirá a extração eficiente de petróleo a partir de recursos ainda não explorados.


Durante o ano civil iraniano anterior, encerrado em 19 de março de 2024, mais de 2,5 bilhões de barris de petróleo foram adicionados às reservas de petróleo bruto e gás natural do Irã devido a novas atividades de exploração. Esses achados serão oficialmente anunciados em breve pelo ministro do petróleo.


Fakour destacou o potencial das empresas nacionais para a extração de recursos de xisto betuminoso, ressaltando que o Irã está desenvolvendo um modelo único e localizado no país, ainda não utilizado em outras partes do mundo, segundo informa o grupo de mídia Mehr, parceiro da rede TV BRICS.


Uma das vantagens desse novo modelo é o custo reduzido de produção de óleo de xisto. Enquanto nos Estados Unidos o custo de extração é de aproximadamente US$ 40 por barril, no Irã, na província ocidental de Lorestan, esse custo é estimado em cerca de US$ 25 por barril.


Em 2017, o Irã descobriu reservas de óleo de xisto no valor de 2 bilhões de barris na província de Lorestan. O óleo de xisto, uma forma não convencional de óleo, é produzido a partir de fragmentos de rocha de xisto betuminoso por meio de processos como pirólise, hidrogenação ou dissolução térmica.

Com suas reservas convencionais estimadas em 158 bilhões de barris, o Irã mantém sua posição como o quarto maior detentor de reservas de petróleo do mundo. Esses avanços representam um marco significativo no setor energético do país e prometem impulsionar ainda mais sua indústria petrolífera.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page