top of page
Foto do escritorClandestino

Irã: A Europa deve parar o genocídio em Gaza em vez de apoiar Israel

O presidente iraniano reafirmou seu desejo de expandir as relações com os países europeus com base no respeito mútuo, ao mesmo tempo em que exigiu que a Europa cesse o apoio ao genocídio israelense em Gaza.


"A República Islâmica do Irã busca fortalecer as relações com todos os países europeus, incluindo a Alemanha, fundamentadas na amizade, confiança e respeito mútuo", destacou Masud Pezeshkian em uma conversa telefônica com o chanceler alemão, Olaf Scholz, nesta segunda-feira.


Pezeshkian sublinhou que a manutenção e promoção da paz, estabilidade e segurança regional e global são políticas centrais da República Islâmica do Irã. Ele criticou o regime sionista por violar tratados e leis internacionais ao perpetuar crimes e genocídio em Gaza, realizar atos terroristas em outros países, e representar ameaças à segurança regional e à paz mundial.


Nessas circunstâncias, "os povos do mundo esperam que os países europeus, especialmente a Alemanha, desempenhem um papel eficaz no fim do genocídio sionista em Gaza, em vez de apoiá-lo", afirmou.


Pezeshkian também enfatizou que Teerã está disposto a expandir relações com todas as nações e resolver problemas por meio de negociação, mas deixou claro que o Irã não cederá à pressão, sanções, coerção ou agressão. Ele lembrou que o Irã se reserva o direito de responder a agressores conforme o direito internacional.


O chanceler alemão, por sua vez, parabenizou Pezeshkian por sua vitória nas recentes eleições presidenciais e expressou o interesse da Alemanha em expandir os laços com o Irã em todas as áreas. Scholz também ressaltou que estabelecer a paz e a segurança na região é uma prioridade para a Alemanha, sublinhando a necessidade de um cessar-fogo imediato em Gaza e do fim da violência.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page