top of page
Foto do escritorClandestino

Moçambique foi severamente afetada pela seca induzida pelo fenômeno climático El Niño

A principal época agrícola de 2023/2024 em Moçambique foi severamente afetada pela seca induzida pelo fenômeno climático El Niño. Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, a região enfrentou uma seca de 30 dias consecutivos, resultando na perda de aproximadamente 720 mil toneladas de produção agrícola, cerca de 19% da produção total esperada de 3,8 milhões de toneladas.


Em resposta, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) recebeu uma contribuição de 3,3 milhões de dólares do governo da Noruega para fortalecer os sistemas alimentares adaptados às mudanças climáticas e expandir os programas de alimentação escolar nas províncias de Inhambane e Gaza.


A alimentação escolar é considerada uma ferramenta crucial para manter as crianças nas escolas, especialmente durante crises. O PMA, em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, atualmente apoia 54 escolas nessas províncias, beneficiando cerca de 17 mil crianças, metade delas meninas.


O projeto também visa melhorar a segurança alimentar e nutricional dos pequenos agricultores e suas famílias. Cerca de 547 agricultores, membros de 14 associações, receberão treinamento e acesso a insumos agrícolas melhorados. Além disso, técnicas de conservação de alimentos com energia solar serão implementadas para garantir a disponibilidade de alimentos por mais tempo.


O apoio do PMA abrange também ações de emergência e auxílio alimentar, promovendo paz, estabilidade e prosperidade em contextos afetados por conflitos e desastres climáticos.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page