top of page
Foto do escritorClandestino

O presidente dos eua, Joe Biden, condenou os ataques de drones iranianos contra instalações militares em israel, reiterando o apoio “ferrenho” de Washington e uma resposta coordenada do G7

 

Biden encurtou uma viagem a Delaware e voltou à capital dos EUA para se encontrar com conselheiros após o ataque na noite de sábado, informou a Casa Branca em comunicado.

 

O comunicado afirma que as forças e instalações dos EUA não foram atingidas, acrescentando que os EUA ajudaram Israel a derrubar “quase todos” os drones e mísseis de ataque.

 

O presidente dos EUA também reiterou o apoio “ferrenho” à segurança de Israel numa chamada com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com quem manteve relações tensas devido à forma como Israel lidou com a guerra em Gaza.

 

“Amanhã, convocarei os meus colegas líderes do G7 para coordenar uma resposta diplomática unida ao ataque descarado do Irã”, disse ele.

 

O Irão lançou drones explosivos e disparou mísseis contra Israel na noite de sábado, no seu primeiro ataque direto ao território israelita, um ataque de retaliação que aumentou a ameaça de um conflito regional mais amplo.

 

Teerã havia prometido retaliar pelo ataque de Israel ao complexo da embaixada do Irã na semana passada em Damasco, que matou um comandante sênior da Força Quds no exterior do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana e seis outros oficiais.

 

Biden disse que instruiu os militares dos EUA a mover aeronaves e destroieres de defesa contra mísseis balísticos para a região na semana passada.

 

“Graças a estas mobilizações e à extraordinária habilidade dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam”, disse ele.

 

Biden disse que sua equipe se coordenaria com seus homólogos em toda a região e manteria contato próximo com os líderes de Israel.

 

“E embora não tenhamos visto ataques às nossas forças ou instalações hoje, permaneceremos vigilantes a todas as ameaças e não hesitaremos em tomar todas as medidas necessárias para proteger o nosso povo”, disse ele.

 

No sábado, Biden encontrou-se com os seus principais responsáveis de segurança na Sala de Situação da Casa Branca, incluindo o secretário de Estado Antony Blinken, o secretário da Defesa Lloyd Austin e o diretor da CIA William Burns.

 

 

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page