top of page
Foto do escritorClandestino

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, revelou que o seu país reconhecerá a condição de estado palestino até julho deste ano


O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou durante uma viagem ao Oriente Médio que a Espanha reconhecerá o Estado palestino até julho, conforme relatos da mídia espanhola. Ele fez esses comentários informalmente aos jornalistas durante sua estadia na capital jordaniana, Amã, no primeiro dia de visitas à Jordânia, Catar e Arábia Saudita.


Sánchez expressou esperança de que outros países da União Europeia sigam o exemplo da Espanha. Este anúncio vem após um acordo entre Sánchez e os líderes da Irlanda, Malta e Eslovênia em dar os primeiros passos para o reconhecimento do Estado palestino.


Israel criticou o plano da Espanha, considerando-o um "prêmio para o terrorismo" que prejudicaria as perspectivas de uma resolução negociada para o conflito em Gaza. A solução de dois Estados foi apoiada por estados árabes e pela União Europeia, com 139 dos 193 membros da ONU reconhecendo a condição de Estado palestino desde 1988.


Sánchez destacou também a importância dos debates em curso nas Nações Unidas e expressou sua expectativa de que os eventos no conflito se desenrolem antes das eleições para o Parlamento Europeu, que ocorrerão no início de junho. Ele enfatizou a necessidade de uma "massa crítica" dentro da União Europeia para pressionar outros Estados-membros a adotarem a mesma posição de reconhecimento do Estado palestino.


Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page