top of page
Foto do escritorClandestino

ONU condena ataque que matou ao menos 97 civis em Darfur e alerta para crise humanitária no Sudão

As Nações Unidas condenaram um ataque no último sábado em Al-Fasher, Darfur do Norte, que resultou em pelo menos 97 civis mortos e feridos. O confronto entre o Exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (RSF) afetou áreas residenciais vitais para a ajuda humanitária em uma região já marcada por fome severa e conflitos de 15 meses.

A coordenadora humanitária da ONU para o Sudão, Clémentine Nkweta-Salami, destacou que hospitais, áreas residenciais e mercados foram atingidos, reforçando que tais infraestruturas devem ser protegidas pelo direito humanitário internacional. Ela expressou profunda tristeza pelos ataques a civis e instalações civis.

Os combates em Al-Fasher intensificaram-se nos últimos dois meses, agravando a crise humanitária. Desde o início do conflito em abril do ano passado, mais de 18,8 mil pessoas morreram e 33 mil ficaram feridas, resultando em 10 milhões de deslocados internos, dos quais mais da metade são crianças.

Um diálogo mediado pela ONU está previsto para iniciar em 14 de agosto em Genebra, buscando resolver o cerco a Al-Fasher e os confrontos contínuos. Nkweta-Salami enfatizou a importância do acesso humanitário e do aumento do financiamento para evitar a fome iminente no Sudão, onde 25,6 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar aguda, e 8,5 milhões enfrentam níveis de emergência de fome.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page