top of page
Foto do escritorClandestino

Exército Sírio repele terroristas e recupera áreas próximas a Hama

Contra-ataques do exército sírio, com apoio da Força Aeroespacial Russa, forçaram os grupos terroristas liderados pelo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) a recuar das proximidades da cidade de Hama. Nos últimos dias, membros do HTS, anteriormente conhecido como Frente al-Nusra, e facções aliadas tentaram avançar em áreas adjacentes a Hama, a quarta maior cidade da Síria. No entanto, a ofensiva foi contida por ataques intensos das forças governamentais, informou a emissora Al Alam.


Com os avanços das tropas sírias, cidades estratégicas como Mardes e Qalaat al-Madiq, na região de Hama, foram retomadas, assegurando novamente o controle total dessas localidades.


Rumores sobre um suposto recuo das forças sírias na região foram desmentidos pelo Ministério da Defesa da Síria, que afirmou em comunicado que as tropas permanecem posicionadas no norte e leste de Hama. O governo classificou essas informações como parte de uma "guerra de mídia" voltada a descredibilizar os esforços de contraterrorismo realizados em Damasco.


Simultaneamente, ataques do exército sírio e de forças russas em áreas ao norte de Aleppo interromperam as linhas de comunicação de grupos extremistas dentro e fora da cidade, a segunda maior da Síria.


Na província de Idlib, no noroeste do país, aviões russos e sírios intensificaram bombardeios nos eixos sudeste e sul da cidade e na região de Sahl al-Ghab. Os ataques miraram concentrações de terroristas, veículos e quartéis, buscando desestabilizar a ofensiva relâmpago lançada na última quarta-feira pelo HTS e aliados contra áreas controladas pelo governo em Idlib e Aleppo.


A televisão estatal síria informou no domingo que cerca de 1.000 terroristas foram mortos durante os últimos três dias de confrontos. As operações refletem os esforços do exército sírio em assegurar a estabilidade e conter avanços dos extremistas.

Creative Commons (1).webp

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page